Respiração Profunda

30 de abril de 2020 by in category Hipnose Clínica, Psicologia with 0 and 0

meditacao-transcendental

Quando foi a última vez que você respirou fundo? E qual foi a última vez que respirou profundamente?

Já reparou que quando respira fundo até forçar o ar, sente um leve estalar nos músculos intercostais e nas costelas? Isto é porque a respiração foi feita para ser suave e tranquila,  e quando temos de forçar o ar a entrar, estamos levando nosso corpo além da necessidade de se equilibrar.

É algo parecido como fazer força para firmar os pés no chão para ficar em pé. Uma força que cansa, quando deveria ser natural.

Quando respiramos PROFUNDAMENTE, por outro lado, estamos sentindo o ar entrar, e percorrer todo o caminho do nariz até o fundo do peito. Mas esta respiração não será forçada e nem dolorida. Não precisamos prestar atenção por onde o ar está passando. Nós apenas percebemos nosso peito encher, tão suave que quando está no seu limite, a respiração já está se interrompendo e a inspiração já está se transformando em expiração.

Chamo isto de “Respiração em Ondas”. Se você já esteve numa praia, sentou à beira da água e sentiu as ondas indo e vindo, o corpo balançando, vai reconhecer a mesma sensação quando estiver respirando. Se fizer com suavidade, o corpo vai se comportar como se estivesse no meio de uma onda, inflando quando inspirar, e murchando quando expirar.

Mas é claro que o corpo não infla nem murcha de fato. É apenas a sensação de “peito cheio” e “peito vazio” se intercalando.

Quando nos acostumamos a esta poderosa respiração, já não diferenciamos mais o que é inspiração do que é expiração. Tomamos plena consciência de que a respiração é uma só.

E o mais legal é perceber que quando fazemos isso, nossos pensamentos deixam de atrapalhar nossa respiração.

Por exemplo, no começo da prática, quando respiramos muito fundo, sentimos o coração batendo no peito, e todas as sensações imediatas e incômodas vêm á tona, como dores, posturas e mal-estares.

Mas conforme praticamos e desligamos esta percepção tão imediata, deixamos o corpo livre para sentir todo o poder da respiração profunda, 100% mais relaxados, calmos e felizes.

Experimente sentar num lugar e numa posição confortáveis e simplesmente respirar em silêncio. Você vai se surpreender com o resultado de uma prática tão simples, melhorando o sono, diminuindo a carga de stress e ansiedade do seu dia, além de diminuir o impacto do envelhecimento no seu corpo, liberando uma série de neurotransmissores benéficos para a felicidade e o bem-estar.

Experimente e deixe nos comentários as suas impressões.

SOU HIPNOSE 2020- Hipnose livre para todos! ~ Eu sou! Você é! Todos Somos!Desenvolvido por tr3zetrintaeum